Click for Santa Maria, Açores Forecast

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Translp em andamento....

A Transalp foi ao encontro do Alentejo mais propriamente da barragem do Alqueva, uma magnifica obra de engenharia. Na sua cota máxima o Alqueva é o maior lago artificial da Europa. Visitar a barragem em pleno verão (Agosto) não foi a melhor decisão nem tão pouco tarefa fácil. Embora a distância de Lisboa ao Alqueva não seja muita, cerca de 225 Km, em estradas de boas condições, o calor que se fez sentir foi sem dúvida o maior obstáculo. A Transalp já fez muitos quilómetros à chuva, muitos mais do que esta viagem, mas esta viagem em particular deu para verificar que o calor extremo provoca mazelas nas pessoas e máquinas. A Honda Transalp não conseguia manter o relanti quando parávamos e em alguns casos o motor desligou-se. Um novo arranque foi necessário mas com um pequeno impulso no acelerador para aumentar as rotações a Transalp seguiu viagem sem qualquer problema. Optei por não mexer no relanti da Translp porque quando a temperatura exterior era mais aceitável tudo funciona bem. O calor era de tal ordem que a ventoinha de arrefecimento do radiador do motor mesmo em andamento funcionava. O melhor foi mesmo andar com o capacete fechado porque aberto o calor queimava a cara. O capacete GIVI modelo X21 revelou-se uma boa opcção. A circulação de ar no interior do mesmo foi minimamente suficiente para arrefecer a cabeça. No primeiro dia pernoitamos em Montemor-o-Novo. Jantamos no Tocados Petiscos. No dia seguinte almoçamos no típico  RestauranteManuel Azinheirinha. Como não poderia deixar de ser tivemos à conversa com o Sr. Manuel.
O mais difícil foi a viagem de Montemor-o-Novo para Moura sobre um calor extremo. A caminho passamos por Mourão e com paragem obrigatória na recém criada PraiaFluvial Monsaraz. Um bonito lugar onde pudemos refrescar o corpo e a mente. Encontrar uma sombra foi também um desafio. Depois do banho seguimos viagem para Moura na pior viagem que já fiz até a esta data de mota. A temperatura rondava os 40 ºC, acrescido do calor do asfalto e do motor da mota que queimava as pernas, isto ainda com as calças de motard pretas. Bem, cada Km era um suplicio enorme. Depois de 55 Km lá chegamos ao local onde pernoitamos. Nessa altura o sol que já estava em direcção descendente. Depois de um duche em água bem fria e descanso fomos ainda a tempo de observar o pôr do sol na barragem do Alqueva. Muito bonita a imagem do sol avermelhado sobre o lago do Alqueva. No dia seguinte seguimos viagem logo pela manhã com destino à Quinta de São José, em Sacavém, onde ocorreu a XII Aniversário do Grupo Motard Montanelas. Mas durante a viagem fizemos um desvio com intuito de irmos almoçar a Estremoz. Assim e depois de passado o calor da tarde fomos em direcção a Sacavém. Na concentração nada fazia prever um motard dos Açores...lol lol Fomos muito bem recebidos e passamos a constar na lista de presenças como representantes do Clube Motard de Santa Maria, o qual muito nos orgulhamos. Mais para o fim da festa seguimos viagem para Torres Vedras onde a Transalp descansa já pensando na próxima.